A CATEGORIA

  • A CATEGORIA

Os enfermeiros são profissionais que se dedicam a cuidar da saúde da população. São eles que estão presentes em muitos momentos importantes de nossas vidas. Desde o pré-natal, as gestantes são acompanhadas por enfermeiras, que passam orientações e acompanham a evolução da gestação durante os nove meses. E são esses profissionais que, no momento em que nascemos, estão ao nosso lado. Nos dedicam as primeiras atenções, apóiam e incentivam o aleitamento, nos carregam para os braços de nossas mães, onde abrimos os olhos para um novo mundo.

São os enfermeiros e enfermeiras que nos orientam sobre as primeiras vacinas, fundamentais para a nossa integridade física e garantia de um futuro saudável. Ao longo de nossa existência, quando estamos indispostos e precisamos de um atendimento em saúde, sempre está lá um enfermeiro, dando os primeiros atendimentos e fazendo as primeiras avaliações.

Também são fundamentais nos cuidados quando chegamos na velhice. Para muitos, será um enfermeiro que estará ao nosso lado, nos últimos instantes da vida. Acima de tudo, os enfermeiros são profissionais comprometidos com o cuidado humano e a manutenção da integridade do ser.

Os enfermeiros e enfermeiras atuam em diferentes postos, como hospitais, postos de saúde, clínicas, empresas, residências entre outros locais. Atuam ainda na área de estudo e pesquisa, primando pelo aperfeiçoamento da categoria e, consequentemente, pelo atendimento pleno ao paciente.

No Rio Grande do Sul existem mais de 31 mil enfermeiros(as), conforme dados do Cofen, de novembro 2023. No Brasil, somando enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, são aproximadamente 2,9 milhão de profissionais.